EXPLICAÇÃO DO ESPIRITISMO SOBRE O CÂNCER
Por Balbino F.do Amaral Filho – 25/09/2015
Muitas são as dúvidas de todos nós, com relação a esta doença que afeta milhares de pessoas em nosso globo.
Aí a gente pergunta, o porquê desta enfermidade, que de repente aparece, assustando várias pessoas, com relação aos efeitos que ela pode produzir no corpo físico, se não procurarem o mais rápido possível o tratamento médico. Há muitos anos, muitos cientistas e estudiosos vem avançando em pesquisas, desenvolvendo cada vez mais suas descobertas sobre esta doença.
Mas graças a Deus, hoje podemos ficar tranquilos, pois o nosso pavor com relação a esta doença está acabando. Atualmente o câncer é curável em 50% dos casos, mas é necessário sua prevenção, para que assim sua cura venha a se tornar uma realidade.
Mas o que é o câncer? O porquê da sua existência?
O câncer nada mais é do que uma enfermidade, resultante do crescimento ilimitado e desordenado de células aberrantes, cujas funções anormais, acabam por si só, invadindo e destruindo os tecidos normais. A causa da grande maioria dos óbitos, é resultante de sua ação destrutiva a muitos órgãos, fundamentais a vida do corpo físico.
E como o espiritismo vê esta doença no âmbito espiritual, suas causas e suas consequências?
Vamos em primeiro lugar procurar entender tudo isso através do Espírito André Luiz na psicografia do nosso querido e saudoso Chico Xavier:
André Luiz conta, que um Espírito ao se preparar para reencarnar, pediu para seu novo corpo físico uma úlcera que apareceria em sua madureza física e que não deveria encontrar cura até sua desencarnação, para que ele pudesse ressarcir um assassinato que cometeu ao esfaquear um homem (que estava na sua madureza física) na região do estômago. Como vemos, mesmo que este Espírito cuide de sua saúde durante toda sua juventude, não fugirá da úlcera “moral” que “ele pediu”.
Mas e aí, então esta doença é um castigo de Deus? Uma doença cármica?
Deus não nos castiga e sim nos esclarece e nos orienta através do seu infinito amor!
Se refletirmos bem, sobre as orientações dos Espíritos a Allan Kardec na codificação espírita, com relação as Leis Divinas, estamos submetidos a um mecanismo de causa e efeito que nos premia com a saúde ou corrige com a doença, de acordo com nossas ações.
Mas o câncer então é uma doença devido aos meus desajustes em minhas vidas passadas?
Nem sempre. A causa pode estar nesta existência.
Quantas e quantas vezes nos descuidamos de nossa saúde, por pensamentos em desalinho, como a raiva, o ódio, as angústias e as tristezas? E os nossos vícios? O fumo? O álcool, as drogas em geral! O quanto prejudicam a nossa saúde.
Além do nosso corpo físico, temos uma organização muito complexa, de extrema manifestação vibratória, o nosso Perispírito, intermediário entre o corpo e o Espírito. Como se diz, ele funciona como a nossa “Caixa Preta”, a nossa memória. Todas as ações do Espírito em suas manifestações na matéria, através do corpo carnal, fica gravada na memória perispiritual.
Agora se analisarmos profundamente, não só sobre o câncer, e tantas outras doenças que nos afetam. Todos nós estamos reencarnados num planeta de provas e expiações, e todos nós estamos aqui para resgatarmos nossas dívidas para com o Pai. Será que Deus está nos castigando, como se fossemos meros fantoches, ou nos oferecendo uma grande oportunidade em nossas vidas para nos redimir, crescer e evoluir? Mesmo se for preciso, através da dor?
Quantos Espíritos escolhem para vir ao mundo, sem os seus braços e pernas, e quantos que reencarnam com deficiências visuais e auditivas, até sem a sua voz? E mesmo assim continuam a viver da melhor forma, realizando o possível, em serem úteis na sociedade.
Muitas pessoas se revoltam contra a Deus, do porquê passar por tudo isso! Mas esquecemos que Deus fará de tudo, para que compreendamos os seus desígnios para conosco.
Quando a dor bater na nossa porta, nos chamando a atenção para algo que possa prejudicar a nossa saúde, agradeçamos ao Pai, por estarmos hoje passando por este crivo de entendimento através do câncer, ou qualquer outra doença.
Lembrem-se dos professores em nossas vidas, que através dos tempos, e de muitos de seus esforços, acabam por nos educarem, nos ensinando os nossos melhores caminhos. Assim age o Nosso Pai para conosco.
Não viemos ao mundo para sofrer e sim, termos consciência dos nossos verdadeiros valores na vida.
Somos muito especiais para Deus, e por sermos Espíritos imortais, nascemos e renascemos, corrigindo-nos frente a suas resplendorosas e infinitas obras.
Muita Paz e Luz a Todos!
Balbino F.do Amaral Filho
Deixe um comentário